Inversor Monofásico de Frequência
Objetivo 3
Introdução 4
Fundamentação Teórica 5
Construindo 9
Chaveamento e Microcontrolador 13
Montagem 17
Programação 20
Menus 20
MODO MANUAL 20
MODO V/F 20
MODO RAMPA LIVRE 20
MODO RAMPA V/F 21
PARAR 21
CONFIG 21
Problemas encontrados 21
Conclusão 22
Referências Bibliográficas 23
Anexos 24
Objetivo
Neste trabalho iremos projetar e construir um inversor monofásico de tensão para controle de motores de indução. Para isto iremos utilizar todo o conhecimento adquirido durante as aulas de eletrônica de potência e microprocessadores ao projetarmos o retificador CA-CC, o conversor CC-CC, o circuito de disparo dos IGBT’s e o inversor de frequência.
Introdução
Devido a modernização de equipamentos, aliada à necessidade de redução de custos e aumento da produtividade no setor industrial, novos dispositivos de controle e automação de motores elétricos foram incorporados ao processo produtivo.
A eletrônica de potência vem sendo um aliado importantíssimo no desenvolvimento de dispositivos que permitam uma partida segura do motor e além da necessidade do controle de velocidade do mesmo. Entre esses dispositivos está o Inversor de frequência de Tensão.
O Inversor de Frequência de Tensão permite controlar a tensão e frequência de saída, o que faz sua aplicação em controle de velocidade de máquinas assíncronas seja extensivamente utilizado. Além disso, como é um dispositivo microprocessado e utiliza semicondutores como chaves, seu tamanho e peso são reduzidos. Devido a estas características os inversores estão cada vez mais presentes em equipamentos que exijam controle de motores como ar condicionados, máquinas de lavar, compressores, geladeiras.
Fundamentação Teórica
O Inversor de Frequência de Tensão é um dispositivo que transforma potência CC em potência CA com tensão simétrica de saída com amplitude e frequência desejadas. Atualmente são muito utilizados no controle de motores de indução. O funcionamento do