Inversor de Frequencia
CLAUDIOMIRO CZARNESKY
DAIANE PATRICIA ROCHA
INVERSOR DE FREQUÊNCIA E SOFT STARTER
ARAUCÁRIA, 2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos abordar as características e aplicações dos inversores de frequência e chaves Soft Starters. Os inversores de frequência são utilizados para converter corrente alternada em corrente contínua, é dispositivo de baixo custo. O Soft Starter é um dispositivo destinado ao controle de partida de motores elétricos, tendo uma grande vantagem de não provocar trancos nas partidas.
INVERSOR DE FREQUÊNCIA
Um inversor de frequência é um dispositivo capaz de gerar uma tensão e frequência trifásicas ajustáveis, com a finalidade de controlar a velocidade de um motor de indução trifásico.
PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO
O inversor de frequência é ligado na rede elétrica, que pode ser monofásica ou trifásica, e em sua saída há uma carga que necessita de uma frequência diferente daquela da rede. Para tanto, o inversor tem como primeiro estágio, um circuito retificador, responsável por transformar a tensão alternada em contínua. Após isso, existe um segundo estágio capaz de realizar o inverso, ou seja, a transformação de uma tensão CC para uma tensão CA (conversor), e com a frequência desejada pela carga. Na rede de entrada a frequência é fixa (60 Hz ou 50 Hz) e a tensão é transformada pelo retificador de entrada em contínua pulsada (retificação de onda completa).
O Capacitor transforma-a em tensão contínua pura de valor aproximado de
Vdc = √2 x Vrede Esta tensão contínua é conectada ciclicamente aos terminais de saída pelos dispositivos semicondutores do inversor, transistores ou tiristores, que funcionam como chaves estáticas. O controle desses dispositivos semicondutores é feito pelo circuito de comando, de modo a obter um sistema de tensão pulsada, cujas frequências fundamentais estão defasadas de 120°. A tensão é