Segurança no Trabalho
Conheça o assunto de forma profunda nesse artigo. Veremos o que é segurança do Trabalho, para que serve, como implantá-la na empresa, quais são os profissionais diretamente envolvidos com ela.
O que é segurança do trabalho
Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas e ações que são adotadas visando diminuir os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e assim proteger a integridade do trabalhador no ambiente de trabalho.
A Segurança do Trabalho atua de diversas maneiras dentro da empresa, sempre buscando adaptar o ambiente de trabalho ao trabalhador. Para isso, são desenvolvidas ações técnicas, administrativas e médicas, algumas ações importantes são:Estudo da legislação de segurança do trabalho, normas técnicas e responsabilidades do empregador e dos empregados perante a causa segurança;Estudo de ambiente de trabalho;Análise das causas de acidentes de trabalho;Palestras e treinamentos;Aplicação de EPCs;
Aplicação de EPIs;
Avaliação dos resultados obtidos;
Eventual correção ou ajuste dos métodos usados;
Manutenção das ações de deram certo.
Ações relacionadas à área de medicina do trabalho:
Exames médicos do PCMSO;
Avaliação das causas de doença do trabalho;
Sugestão de medidas corretivas;
Eventual avaliação psicológica no trabalhador;
Realização de vacinação de acordo com o risco da função (quando houver);
Registro e guarda dos dados de acordo com as normas vigentes;
O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.
Também os empregados da empresa constituem a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças