Invenção do Celular ( WORD )
A história do telefone celular começa nas primeiras décadas do século XX. A partir de 1918, o sistema ferroviário testou a telefonia móvel nos trens da ferrovia alemã entre Berlim e Zossen (distrito de Teltow-Fläming). Em 1934, começaram os testes particulares de ligações telefônicas em trens, no trajeto entre Berlim eHamburgo. Em 1925, foi fundada a empresa Zugtelephonie AG, para fornecer equipamentos de telefonia para trens, e, em 1926, o serviço telefônico nos trens da Deutsche Reichsbahn e do Reichspost (serviço alemão de correios) na linhaHamburgo-Berlim foi aprovado, passando a ser oferecido aos viajantes da 1ª classe.
Ligações radiotelefônicas eram feitas para fins militares durante a Segunda Guerra Mundial. Transceptores de rádio portáteis existem desde a década de 1940, quando os telefones celulares para automóveis passaram a ser oferecidos por algumas empresas de telefonia. Os primeiros aparelhos eram volumosos e consumiam muita energia, e a rede suportava apenas poucas conversas simultâneas.
Em 1947, nos Laboratórios Bell, nos Estados Unidos, foi desenvolvido um sistema telefônico de alta capacidade, interligado por diversas antenas, sendo que cada antena era considerada como umacélula. Por isso o nome de "celular".
Em 1956, a empresa sueca Ericsson desenvolveu seu primeiro celular, denominado Ericsson MTA (Mobilie Telephony A). O Ericsson MTA, pesava cerca de 40 quilos e foi desenvolvido para ser instalado em porta malas de carros.
Entre 1957 e 1961, na antiga URSS, Leonid Kupriyanovich, um engenheiro de Moscou, desenvolveu e apresentou uma série de modelos experimentais de telefones celulares portáteis. O peso de um modelo, apresentado em 1961, era de apenas 70 g e poderia caber na palma da mão. Em 1958, a URSS também iniciou o desenvolvimento do "Altay", serviço nacional de telefonia móvel civil para carros, com base no padrão soviético MRT-1327. Os principais desenvolvedores do sistema Altay foram o VNIIS e o GSPI. O