Inventários
Questão 1) Definir Inventário Físico:
Resposta: É uma contagem periódica do material, cuja rotina exige a comparação dos resultados das contagens físicas com os estoques registrados/contabilizados.
Questão 2) Quando é efetuado o inventário físico? Quais são as épocas mais indicadas para sua realização?
Resposta: Tradicionalmente recomenda-se que seja realizado anualmente, na época do balanço contábil/patrimonial da empresa.No caso de descartar-se a periodicidade anual, procede-se os inventários rotativos.
Questão 3) Qual é a importância do inventário físico?
Resposta: É importante porque procede (de forma organizada e metodológica) a realização de contagens físicas de forma a detectar a realidade física de quantidades por cada tipo de material.
Questão 4) Qual é a necessidade do inventário físico? Resposta: A necessidade é realizar o confronto da realidade física dos estoques, em determinado momento, com os registros contábeis correspondentes (neste mesmo momento) de forma dar subsídios para viabilizar as conciliações necessárias (físico x contábil/sistêmico) e assim identificar as possíveis falhas de rotina ou de sistema, corrigindo-as.
Questão 5) Quais são os tipos de inventários?Explique sucintamente cada um.
Resposta: São dois tipos básicos: Rotativo e anual.
Inventário rotativo: É realizado sem grandes esforços, com custos distribuídos. Não fecha o almoxarifado para ser realizado.Permite ações preventivas, tendo como conseqüência a redução das falhas. O almoxarife torna-se especialista no processo de inventário e no ajuste. Este tipo de inventário envolve toda a equipe, permitindo respostas rápidas dos resultados e na identificação /correção de divergências. Contribui ainda para a melhoria contínua de contabilidade.
Inventário anual: Esforço concentrado, com pico de custos envolvidos.Impacta atividades, pois fecha as portas do almoxarifado. A