Inventores do sec xix
Uma nova onda tecnológica sedimentou a chamada 2ª Revolução Industrial. (1850 a 1900),
Agora, surgem novas formas de energia elétrica,como a hidrelétrica, novos derivados do petróleo, como a gasolina, sendo utilizada posteriormente pelos motores a explosão.
Houve também grande desenvolvimento do transporte marítimo e terrestre ,como, respectivamente, barcos e locomotivas a vapor.
Nessa nova etapa, o emprego da energia elétrica, o uso do motor à explosão, os corantes sintéticos e a invenção do telégrafo estipularam a exploração de novos mercados e a aceleração do ritmo industrial.
Dessa forma, percebemos que vários cientistas se debruçaram na elaboração de teorias e máquinas capazes de reduzir os custos e o tempo de fabricação de produtos que pudessem ser consumidos em escalas cada vez maiores.
Destacamos os principais inventores:
A locomotiva a vapor:
Um dos desenvolvimentos muito significativos para o transporte terrestre foi o surgimento da locomotiva a vapor de George Stephenson, no início do século XIX — que ampliou a rede de estradas de ferro. Em 1825 uma de suas locomotivas tornou-se o primeiro trem de passageiros — atingia 24 km/h e ligava Stockton a Darlington. Conseguinte, foi desenvolvida pela mesma pessoa, em 1829, outra locomotiva chamada de Rocket — atingia 60km/h —, que inaugurou a construção de uma estrada de ferro de 64km entre Liverpool e Manchester. Essa locomotiva constituía-se basicamente por um vagão de combustível, um tanque d’água e uma cadeira tubular. As primeiras ferrovias foram construídas na Inglaterra, Estado Unidos, Alemanha e Bélgica. Esse desenvolvimento facilitou a distribuição de mercadorias que se tornou mais rápida, barata e eficiente — esse último deve-se ao transporte de cargas muito mais pesadas.
Locomotiva de George Stephenson. Rocket de