Comunicação
FR A N
CI
e multimédia
NTO
A
S
O
SC
S
HISTÓRIA DOS MEDIA
•
O objectivo da linha de investigação História dos Media e do
Jornalismo é desenvolver o estudo dos media e do jornalismo numa perspectiva histórica, tendo como base a imprensa, televisão, rádio, teatro, cinema e fotografia. A ideia de história que defendemos não se circunscreve a um passado remoto mas incorpora a actualidade. Está também no âmbito desta linha o estudo da liberdade de expressão e dos seus entraves. A experiência anterior em projectos que cruzam a história com outras áreas das ciências sociais tem sido um factor chave para a mobilização de mais investigadores. Por outro lado, a formação de novos doutorados trouxe novos objectos de investigação : cinema, teatro e fotografia. A investigação organiza-se segundo três eixos:
A origem do jornalismo; a censura ao teatro e ao cinema; e a imprensa e o jornalismo depois do 25 de Abril que está numa fase de preparação
SINAIS DE FUMO
Sinais de fumo são um meio de comunicação em áreas vastas e despovoadas baseado em fumo originado por fogueiras. Eram mais comuns em tempos antigos, e podiam comunicar mensagens complexas e codificadas previamente entre postos de vigia ou atalaias para avisar da presença de inimigos ou informar sobre qualquer outro assunto.
Arte Rupestre
40.000 anos A.C.
•
A arte rupestre é o nome dado a gravuras presentes em grutas e cavernas onde o homem expunha principalmente, as suas caçadas e conquistas.
•
Esta seria uma forma de manifestação simbólica mas também um modo de assegurar a sobrevivência das futuras gerações.
O papiro
•
( 2500 anos A.C. )
Após a invenção da escrita, os egípcios desenvolveram a técnica de produzir folhas de papiro a partir da planta de papiro. A folha de papiro era obtida utilizando a parte interna, branca e porosa do caule do papiro.
O Correio
•
( 2400 anos A.C. )
O Correio é um meio