Resenha Deus Não Está Morto
CRONK, Harold. Deus não está morto. (God’s not dead). Direção de Harold Cronk. Estados Unidos, Pure Flix, 2014. DVD/Blu-ray, 113min. Color.
Filmado no final de 2012, e lançado em 2014 (Março nos Estados Unidos e Agosto no Brasil) Deus não está morto conta a história de Josh Wheaton (Shane Harper), um jovem que matricula-se em uma universidade que possui aulas de filosofias e vê-se num impasse quando o seu professor pede para escrever em um pedaço de papel a frase: “Deus está morto”. Como cristão ele não o faz, e a trama se desenvolve quando o professor faz a proposta de ele defender sua ideia, dando 20 minutos para ele apresentar 3 seminários, sendo a turma o juiz.
Josh é um jovem, com uma namorada e um futuro planejado, porém, este muda drasticamente ao entrar na universidade e ter um conflito com seu professor de filosofia. O estudante não consegue escrever que Deus está morto, e é preciso que ele convença toda a turma da ideia contrária, com apenas 60 minutos, divididos em 3 seminários.
Sua namorada é contra, pois diz que é insano atrapalhar seus estudos, e, ainda mais, ir contra o professor. Mas, o jovem cristão não aceita a ideia e, mesmo com toda a sua família (e namorada) contra, ele acaba aceitando o desafio. Isto lhe causa o fim do seu relacionamento.
Wheaton pede conselhos ao reverendo da sua cidade e utiliza seus 20 minutos com maestria, principalmente os últimos. Além de tudo isso, aprende sobre a vida do seu professor, e o motivo dele não aceitar Deus.
O ápice dessa história se dá na transição do último seminário do garoto e o fim do filme, onde grandes revelações são feitas.
É bom lembrar que nesta resenha foi destacada a história do protagonista do filme e seu embate com o professor de filosofia, porém, no final, todas as histórias secundárias se interligam, até a mensagem final, que, como o próprio título sugere: “Deus não está morto”.
É um ótimo filme para todas as pessoas. Quem já possui uma