Intrudocao
Considerando que as demonstrações contábeis tratam se de um dos principais instrumentos de disseminação de informações das organizações, tanto por seus administradores, quanto para os investidores e/ou potenciais investidores, a necessidade de comparar estas informações faz surgir uma necessidade que transcende a adoção de práticas contábeis padronizadas. Diz se respeito da Conversão das Demonstrações Contábeis.
A conversão de demonstrações contábeis em moeda estrangeira torna-se necessária quando se tem uma demonstração cuja moeda de apresentação não seja a moeda funcional da empresa. Esse processo de tradução é requerido, por exemplo, no caso de apresentação de demonstrações de filiais, divisões, subsidiárias e outras investidas, que são incorporadas às demonstrações financeiras da companhia por combinação, consolidação ou método de equivalência patrimonial.
O CPC emitiu e emite diversos pronunciamentos, dentre eles o CPC 02 (Efeito das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão das Demonstrações Contábeis) que é correlacionado à norma internacional IAS 21 e tem como objetivo instruir sobre como registrar transações em moeda estrangeira e operações no exterior nas demonstrações contábeis de uma entidade no Brasil, registrar as variações cambiais dos ativos e passivos em moeda estrangeira e como converter as demonstrações de uma entidade de uma moeda para outra.
O conteúdo desta norma demonstra a preocupação com a comparabilidade das informações contábeis entre