INTRUDO O
Mistura Heterogénea é aquela em que a união de dois elementos resulta em uma mistura. Em que podemos reconhecer visualmente as duas substâncias e, na maioria das vezes, podemos manualmente separar o soluto do solvente. Em outra definição, o solvente não consegue dissolver o soluto.
DESENVOLVIMENTO
Por podermos ver as duas substâncias, essa mistura não resulta em uma solução.
Água e areia: quando misturados, podemos reconhecer os grãos da areia junto com o líquido.
Solvente: água
Soluto: areia
Mistura: heterogênea
Água e sal em excesso: quando misturados, o sal não será dissolvido, pois logo cairá ao fundo da superfície.
Solvente: água
Soluto: sal
Mistura: heterogénea
Água e óleo: quando misturados, pode-se reconhecer e diferenciar o solvente do soluto.
Solvente: água
Soluto: óleo
Mistura: heterogénea
Mistura
Química
Mistura homogénea
Uma mistura é dita heterogénea quando é possível distinguir visualmente os elementos que a compõem, ou seja, apresenta duas ou mais fases. Esta mistura é caracterizada por componentes que estão misturados, porém não dissolvidos. Exemplos: água + óleo + areia (3 fases) ou água + areia (2 fases).
Observação: a visualização não é, necessariamente, a olho nu. As fases de uma mistura heterogénea podem ser dete(c)tadas no microscópio ou separadas em uma centrífuga. Como exemplos tem-se o sangue e o leite.
CLASSIFICAÇÃO DAS MISTURAS HETEROGÊNEAS
A classificação das misturas heterogêneas é referente ao número de fases, sendo assim, elas podem ser: bifásicas, trifásicas e polifásicas.
Água e gelo é uma mistura heterogênea bifásica. Misturas são sistemas formados por duas ou mais substâncias puras, e podem se classificar em homogêneas ou heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases, e fase por sua vez é cada porção que apresenta aspecto visual