INTRODUÇÃO
As enzimas são substâncias orgânicas, geralmente proteínas, que catalisam reações biológicas pouco espontâneas e muito lentas. O poder catalítico de uma enzima relaciona a velocidade das reações com a energia despendida para que elas aconteçam.
Assim, na presença de uma enzima catalisadora, a velocidade da reação é mais rápida e a energia utilizada é menor. Por esse motivo as enzimas praticamente regem todo o funcionamento celular interno, favorecendo o metabolismo anabólico (construção) e catabólico (degradação), bem como externo, através de sinalizadores catalíticos estimulantes ou inibitórios atuantes em outras células (hormônios, por exemplo).
Existem no organismo diferentes tipos enzimáticos, reguladores das diversas vias metabólicas, estendendo-se por todo o corpo humano, no entanto em pequenas quantidades. A grande especificidade de uma enzima é determinada pelo tamanho e forma tridimensional, formando regiões de afinidade com os reagentes (substratos). A essa complementaridade, denominamos combinação chave-fechadura.
RELATÓRIO DA PRÁTICA
Este relatório refere-se à aula prática da disciplina de bioquímica, onde buscou-se identificar a atividade catalítica das enzimas, investigando sua atividade, presença e atuação nos seguintes materiais, batata, alface, carne vermelha e fígado bovino.
1° Procedimento:
Inicialmente separamos em quatro tubos de ensaios enumerados, 2 ml de água oxigenada (substrato). Em seguida colocamos nos mesmos os materiais respectivamente. Na primeira etapa do experimento tivemos o seguinte resultado:
Batata – pouca reação
Alface - pouca reação
Carne vermelha – muita reação
Fígado bovino – superou todas as reações anteriores
Ao por os materiais em contato com a água oxigenada ocorre uma reação enzimática. A catalase é uma enzima intracelular, encontrada na maioria dos organismos, quando ela entra em contato com o peróxido de hidrogênio, acaba transformando ele em água e gás oxigênio, ela ainda faz isso de maneira