Introdução
RESUMO DA OBRA:
A narrativa é composta de sete quadros intitulados: "Uma noite do século", "Solfieri", "Bertram", "Gennaro", "Claudius Hermann", "Johann" e "Último beijo de amor". O enredo se passa com um grupo de jovens numa taverna. Reunidos, eles contam histórias por assuntos diversos, mas com um elo comum: todas são trágicas, impregnadas de vícios, de crimes hediondos que vão de assassinatos a incestos, de infanticídios e fratricídios (Homicídio de um ser humano por seu próprio irmão). Todos os casos são repassados de amor pervertido, cujos pares se envolvem em relações delirantes, absurdas e pouco reais.
MOVIMENTO LITERÁRIO:
Noite na Taverna foi escrito na segunda parte do Romantismo, um movimento literário introduzido no Brasil no séc. XVII/XIX. A segunda parte do Romantismo consistia em livros obscuros, mórbidos, e com toques de terror, e suspense. Tanto em romances quanto em poemas .Essa época foi muito influenciada por Lord Byron, contos super sentimentalistas com toques de morbidez excessivo. O segundo período romântico ficou conhecido como "Mal do Século", por causa dos temas utilizados. Existem muitas sugestões de livros dessa época, como os poemas de Álvares de Azevedo. Temos As Primaveras, de Casimiro de Abreu, Cantos e Fantasias de Fagundes Varela, entre muitos outros...
CONTEXTO HISTÓRICO:
.O romantismo foi o primeiro movimento literário da era denominada romântica ou moderna; surgiu na Inglaterra e na Alemanta, na primeira metade do século XVII. As ideias românticas ganharam maior impulso a partir do advento da Revolução Francesa(1789) e se difundiram pela Europa e pelas Américas. As transformações revolucionárias operadas nessa época atingiram todos os segmentos: social, econômico, político, filosófico e artístico-cultural. A humanidade acompanhava mudanças profundas e fundamentais para a formação de uma nova identidade mais idealista, o que possibilitou o desenvolvimento da estética romântica.