Introdução à OS
Um dos principais instrumentos de coleta de dados que analisa o comportamento e a situação ambiental em que o organismo a ser observado está inserido é a observação sistematizada, pois, refere-se à observação cuidadosa de um ou mais comportamentos específicos em um ambiente particular. Nesta, é imprescindível o planejamento, registro de forma contínua e também a linguagem científica dos dados coletados. “A necessidade da observação do comportamento humano é um fato reconhecido pelo psicólogo. A observação está envolvida, de forma direta ou indireta, em todas as atividades profissionais por ele executadas”. (DANNA E MATOS,1999) Utiliza-se esta forma científica para este tipo de relato, pois o mesmo não pode expressar subjetividade em seus conteúdos, sendo assim, tudo o que for descrito no relatório deve expor a objetividade de um artigo cientifico, ou seja, não se pode interpretar as intenções do sujeito. O que deve ser feito é descrever aquilo que é observado, ou melhor, os indicadores comportamentais de um estado subjetivo, sem interpretação em relação ao estado do sujeito e finalidade de ação. “A linguagem utilizada nos relatos observacionais difere da que usamos em nossa vida diária, a linguagem coloquial, bem como da usada na literatura.” (DANNA E MATOS, 1999).
Clareza e precisão são outros aspectos importantes para a produção de um relato cientifico, em um relato claro e preciso é necessário evitar o uso de termos amplos, indefinidos, vagos ou expressões ambíguas.
Ao dar inicio a observação deve-se ter em mãos o protocolo de observação, o qual é a folha onde o observador registrará os dados coletados, proporcionando uma melhor organização das informações. Neste protocolo deverá conter de início, a identificação geral que se refere ao nome e o objetivo da observação, seguida desta, se têm a identificação das condições em que a observação ocorre, este conjunto tem especificações relacionadas à quando e onde a observação foi realizada, além