Introdução à microeconomia
A microeconomia trata do comportamento das unidades econômicas individuais.
Tais unidades abrangem consumidores, trabalhadores, investidores, empresas, ou seja, quaisquer indivíduos ou entidades que tenham participação no funcionamento da economia. Assim, a microeconomia explica como e porque essas unidades tomam decisões econômicas. Por exemplo, como os consumidores tomam decisões de compra?
De que forma suas escolhas estarão influenciadas pelas variações de preços e renda? De que maneira as empresas decidem quanto e o que produzir? O número de empresas em um mercado irá afetar os preços praticados?
6.1 O MODELO DE OFERTA E DEMANDA
O modelo de oferta e demanda é o instrumento-chave da microeconomia. Para estudá-lo precisamos compreender dois conceitos importantes: a curva de demanda e a curva de oferta. Nesse estudo consideraremos que o mercado é formado por um número grande de compradores e vendedores, de forma que nenhum deles, individualmente, será capaz de alterar seu nível de preço e as quantidades ofertadas e demandadas.
A curva de demanda mostra as quantidades que os consumidores estão dispostos a adquirir de um bem, ou serviço, em função de seus preços. Nesse caso, estamos considerando constantes todas às demais variáveis que possam afetar a demanda. Ou seja, estamos utilizando a condição ceteris paribus, discutida no texto 1. De nossa própria experiência sabemos que quanto menor o preço de um bem, maior será a quantidade que o consumidor deseja adquirir. Portanto, existe uma relação inversa entre preço e quantidade desejada. Essa relação é representada através da curva de demanda, na Figura 6.1(A). Nela podemos observar que uma redução no preço do bem x, de P1 para P2, ocasiona um aumento da quantidade procurada (de Q1 para Q2). Nesse caso temos um deslocamento ao longo da curva de demanda.
Por sua vez, podemos ter um aumento da demanda, ocasionando um deslocamento da sua curva, sem que ocorra