Introdução à microeconomia
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Introdução à microeconomia
Aluna: GABRIELLA TAVARES DE FREITAS
Disciplina: Economia para Administração
Professor: Gracilene Ramos
Natal/RN, 12 de março de 2012.
VASCONCELOS, Marco Antonio Sandoval, GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos da Economia. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 1998. p.31-34: introdução a microeconomia.
4.1 Conceito “A microeconomia, ou teoria dos preços, analisa a formação de preços no mercado” (VASCONCELOS, GARCIA, 1998, p.31) e “representa uma ferramenta útil para estabelecer políticas e estratégias, dentro de um horizonte de planejamento, tanto para empresas como para políticas econômicas.” (VASCONCELOS, GARCIA, 1998, p.34). A teoria dos preços “preocupa-se com a formação de preços de bens e serviços (por exemplos, soja, automóveis) e de fatores de produção (salários, alugueis, lucros) em mercados específicos” (VASCONCELOS, GARCIA, 1998, p.31) e “estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado, isto é, o preço obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço.” (VASCONCELOS, GARCIA, 1998, p.31).
4.2 Pressupostos básicos da análise microeconômica
4.2.1 A hipótese coeteris paribus “Para analisar um mercado específico, a microeconomia se vale da hipótese de que tudo o mais permanece constante (em latim, coeteris paribus). O foco do estudo é dirigido apenas àquele mercado, analisando-se o papel que a oferta e a demanda interfiram de maneira absoluta. Adotando-se essa hipótese, torna-se possível o estudo de determinado mercado, selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos – consumidores e produtos – nesse particular mercado.” (VASCONCELOS, GARCIA, 1998, p.32).
4.2.2 Papel dos preços relativos “Na analise microeconômica,