Técnico Florestal
O Trabalho do Técnico Florestal está intimamente relacionado com todas as atividades florestais, tanto administrativas como de execução. Ele tem como encargo a execução e administração dos trabalhos de cultivo, conservação, exploração e proteção das florestas naturais e demais formas de vegetação. esse profissional quem coordena os trabalhos de cultivo e conservação de florestas. Executa serviços específicos de florestamento e reflorestamento, assim como tratos culturais de florestas.
O Técnico Florestal ordena e estima o volume de madeira de uma floresta e sua utilização racional; faz cumprir normas de prevenção e proteção florestal, em relação à flora e à fauna. Orienta e executa me didas de combate a incêndios, pragas e doenças florestais.
CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
As atividades do Técnico Florestal basicamente podem ser utilizadas nos seguintes setores: Institutos Florestais da Área Governamental; Departamentos de Prevenção e Defesa de Recursos Naturais Renováveis; Parques e Reservas Nacionais e Estaduais; Laboratórios de Ensaios e Pesquisas Florestais; Bancos e Carteiras Agrícolas; Florestais; Firmas especial iza-das em elaboração e execução de Programas de Reflorestamento; Firmas Madeireiras que mantenham ou não reflorestamentos próprios, Instituições de Ensino etc.
TÉCNICO FLORESTAL
REQUISITOS PESSOAIS
Tendo em vista as características das tarefas a serem executadas pelo Técnico Florestal, seria recomendável que o elemento humano preparado para exercer tal trabalho apresentasse certas qualidades e aptidões pessoais.
O Técnico Florestal deve ter bem desenvolvido o raciocínio espacial para poder visualizar formas, estruturas e espaços; ele auxilia o profissional no desempenho das atividades relacionadas à exploração e proteção das florestas.
Considerando-se que o Técnico Florestal entra em contato, por força de seu trabalho, tanto com profissionais de Nível Superior (Engenheiros Florestais e Agrícolas,