Relatório técnico manejo florestal
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, EXATAS E LETRAS DE RONDÔNIA – FARO.
MANEJO FLORESTAL
RELATÓRIO TÉCNICO
Porto Velho
2006
MARCIO ANTONIO NUNES BRANDÃO
MANEJO FLORESTAL
RELATÓRIO TÉCNICO
Trabalho sobre o Relatório da aula prática na empresa ECOLOG como requisito de Avaliação da matéria de Manejo Florestal.
Curso: Engenharia Florestal
Turma: EFO – I, Turno: matutino, Período: 9º
Docente: Eugênio Pacelli
Porto Velho
2006
INTRODUÇÃO
Durante muito tempo, a Floresta Amazônica foi considerada um obstáculo: havia uma concepção de que o desenvolvimento dependia de derrubar matas. Nos últimos anos, esta visão mudou. Temas como derrubadas, queimadas, impacto da exploração madeireira, uso sustentável dos recursos florestais, conservação ambiental e biodiversidade passaram a ser questões fundamentais na atuação do homem sobre este ecossistema. Apesar disso, e do interesse mundial sobre as florestas tropicais, ainda não se consegue garantir, integralmente, sua preservação e uso racional. Um dos equívocos mais comuns tem sido a transposição de modelos de desenvolvimento de outras regiões, o que tem causado resultados catastróficos para o ambiente e, principalmente, para os habitantes. O desmatamento desordenado de grandes áreas, eliminando as reais opções de renda e melhoria de qualidade de vida destas populações, é condenável sob todos os aspectos.
O manejo é uma solução que pode ser levada também a médias e grandes empresas. O problema principal, neste caso, tem sido a falta de planejamento, ou seja, não se atentando para as questões silviculturais. Abatendo árvores de maneira desorganizada, sem os devidos tratos silviculturais, poderá haver um desperdício de cerca de 65% de cada tora.
A