Introdução à educação 2
Introdução à Educação
Autoatividade do capítulo 2
Questões:
1. Desenvolva um parágrafo definindo paradigma e expondo os seus efeitos.
Paradigmas são as crenças, valores e técnicas compartilhadas por uma comunidade científica, servindo como modelo ou padrão. As idéias propostas por um paradigma cientifico são estendidas para todas as esferas do conhecimento e da vida social. Seus efeitos estruturam um modelo que orienta a maneira de ser e pensar do homem.
2. Sintetize as informações sobre a ciência moderna ou cartesiana (sua gênese, seus mentores e suas ênfases).
A ciência moderna ou cartesiana nasceu com René Descartes, que sonhou com um sistema unitário de ciência universal, que poderia ligar todo o conhecimento humano. Descartes enfatizava a autoridade da razão e da matemática para a obtenção da certeza científica, fundando assim o paradigma da ciência cartesiana ou moderna. Descartes propôs o seu método cientifico, destacando-se a ideia que para conhecer é necessário fragmentar. Francis Bacon propôs o empirismo, que é a ciência baseada na experiência.
3. Comente sobre os impactos do pensamento cartesiano sobre a história (os eventos que influenciou).
O pensamento cartesiano teve como impacto sobre a história, por exemplo a revolução francesa, a abolição da escravatura e o surgimento da democracia.
4. Exponha sobre as lógicas, que passaram a orientar o mundo, a partir da modernidade. No campo sociológico surgiu o capitalismo; o campo filosófico prevaleceu o positivismo ( o domínio da razão objetiva); no campo religioso houve o secularismo (a igreja é contaminada por referenciais modernos como ambição e lucro); no campo epistemológico predominou o pensamento objetivo, pragmático; enfim a hegemonia da racionalidade objetiva na vida humana.
5. Disserte sobre o perfil do homem cartesiano ou moderno.
O perfil do homem moderno é definido pelo individualismo, pelo hedonismo e pela ausência