INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
R: A função controle é a função que complementa o Planejamento e é fundamental para o sucesso do gestor. Sem ela o gestor não saberia onde está e quais correções precisam ser feitas para atingir o objetivo. Mas apesar da relevância desta função, o gestor não a vê como uma ferramenta para verificação do andamento dos planos, e sim como uma ferramenta de controle do comportamento do subordinado e desta forma, acaba não dando a devida importância.
2 - Quanto aos tipos de controle: preventivo, simultâneo e posterior é correto afirmar que o controle simultâneo é mais relevante para a organização que o posterior?
R: Todas as etapas formam um ciclo e estão interligados, mas comparando estes dois tipos de controle minha resposta é Sim! Pois o ato de controlar no momento trás melhores resultados devido ao superior poder corrigir e atuar nas situações problemáticas assim que aparecerem, contribuindo para melhores resultados. O controle posterior atua somente após a ação e já podem ter ocorrido diversas falhas. Hoje com o mercado globalizado, e altamente competitivo, muitas vezes, deixar para depois pode significar perder uma boa oportunidade.
3 - Qual o papel do administrador / gestor que atua na área de Administração de Operações?
R: Basicamente o administrador/gestor de operações é responsável por todos os aspectos do processo e de transformar entradas em saídas. Ele precisa assumir várias decisões complexas, que vão desde o projeto do produto, passando pela especificação da capacidade de produção e pela localização das instalações. Decidem também quanto à escolha dos processos de produção, dos arranjos físicos e planejam os recursos que serão utilizados, as pessoas que participarão do desenvolvimento do projeto e os caminhos para alcançar os objetivos