INTRODUÇÃO ÁS FINANÇAS
1. Na dinâmica das decisões financeiras, uma empresa, independentemente da sua natureza operacional, é obrigada a tomar grandes decisões: Planejamento e Controle Financeiro, a decisão de Investimento e a decisão de Financiamento. Discorra sobre essas decisões.
Resp
No Planejamento Financeiro são evidenciadas a necessidade de expansão da empresa e a identificação de eventuais desajustes futuros. No planejamento é possível selecionar, com maior margem de segurança, os ativos mais rentáveis e condizentes com os negócios da empresa de forma a estabelecer uma mais satisfatória rentabilidade sobre os investimentos.
No Controle Financeiro é avaliado todo o desempenho financeiro da empresa. Análises de desvios que venham a ocorrer entre os resultados previstos e realizados, assim como propostas de medidas corretivas necessárias.
A Decisão de Investimento envolve todo o processo de identificação, avaliação e seleção de alternativas de aplicações de recursos na expectativa de se auferirem benefícios econômicos futuros.
Devido à incerteza da realização futura desses benefícios, deve-se avaliar toda decisão de investimento diante da relação risco-retorno. Para serem consideradas economicamente atraentes, as decisões de investimento devem criar valor.
A geração de valor pode ser verificada quando o retorno esperado da alternativa de investimento exceder a taxa de retorno exigida pelos proprietários de capital. Essas decisões inserem-se no âmbito do planejamento estratégico da empresa, e são reflexos de planos futuros, evidenciando a continuidade do empreendimento.
As Decisões de Financiamento preocupam-se principalmente com a escolha das melhores ofertas de recursos e a melhor proporção a ser mantida entre capital de terceiros e capital próprio. O objetivo dessa decisão envolve a determinação da melhor estrutura de financiamento da empresa, a fim de ter capacidade de pagamento e dispor de fundos com custos reduzidos em relação ao