Introducao o a financas
Finanças como área de estudo.
As teorias sobre finanças empresariais evoluíram nos últimos 50 anos. Partindo do pressuposto de que toda empresa deve ter lucro. Basicamente, pode-se entender as finanças como área de conhecimento e subdividi-la em três grandes segmentos:
1. Evolução das Finanças Modernas Corporativas.
a. Gestão Baseada em Valor = é um processo de gerenciamento voltado para alcançar resultados superiores. Essa gestão é um modelo de gerenciamento dos negócios que tem como meta a maximização do valor da empresa. Construída a partir do objetivo da empresa de maximizar a riqueza dos acionistas; Continuidade de uma empresa: capacidade de gerar valor econômico aos acionistas; Direcionadores de valor, medidas de desempenho e estratégias financeiras.
b. Teoria de Mercado Eficiente = Propõe que os preços dos ativos devem refletir as informações disponíveis no mercado, sendo formados pelo consenso geral dos investidores. Segundo essa teoria, o mercado reflete toda a informação disponível para todos os agentes do sistema e, com isso, não haveria como alguém se sair melhor do que o mercado. Se o mercado é eficiente, o valor do ativo representa o valor presente dos fluxos futuros esperados de caixa, ou seja, está avaliado pelo seu valor justo. Assim, no mercado eficiente, os investidores não devem gerar expectativas de obterem retornos de suas aplicações acima dos valores de mercado.
c. Teoria de Estrutura e Custo de Capital - Teoria de MM = Minimiza o custo de capital e maximiza, ao mesmo tempo, o seu valor econômico. No final da década de 1950, Modigliani e Miller, desenvolveram uma teoria para as condições de mercado perfeito, demonstrando que o valor de uma empresa independe de sua estrutura de capital. Ou seja, eles abordaram a irrelevância da estrutura do capital e da política de dividendos sobre o valor de mercado da empresa. Em outras palavras, a forma como a empresa é financiada (quanto de dívidas e de recursos próprios