Introdução às técnicas de laboratório - ufmg - qui geral
Objetivo
Permitir ao aluno conhecer e executar as técnicas e operações básicas de laboratório de química aplicá-las em trabalhos experimentais selecionando e utilizando corretamente o equipamento necessário. Tem também por finalidade auxiliar na compreensão e interpretação dos fenômenos químicos.
Introdução
Assim como um idioma, a química possui um sistema de símbolos com que se representam dados, instruções e conjunto de sinais convencionais. No entanto, este sistema é universal e para se trabalhar em um laboratório de química é necessário conhecer seus códigos, equipamentos, vidrarias e técnicas corretas de utilização de cada um deles. Diante dessa necessidade teve-se a aula prática de reconhecimento e utilização dos materiais comuns presentes em um laboratório. Cada procedimento exige um tipo de equipamento e/ou vidraria e atenção na calibração e verificação de desempenho dos aparelhos de medição para obtenção dos resultados mais fiéis.
Parte Experimental
Experimento 1.
Execução: adicionou-se aproximadamente 100mL de água de torneira e pedaços de cerâmica em um béquer de 250mL, após isso, o bico de Bunsen foi acendido e um tripé com uma tela de amianto foi colocado sobre ele e então transferiu-se o para a tela , passados alguns minutos, colocou-se o termômetro em contato com a água e a temperatura foi medida.
Experimento 2.
Execução: Analisou-se a capacidade e a menor divisão de uma bureta.
Experimento 3.
Execução: adicionou-se 100mL de água de torneira a um béquer de 250mL e por meio do béquer encheu-se uma bureta de 50mL e por meio da bureta encheu-se um tubo de ensaio até o seu limite, a capacidade medida do tubo de ensaio foi anotada; esvaziou-se o tubo de ensaio e adicionou-se um pouco de etanol, feito isso, o processo de encher o tubo de ensaio foi repetido por 3 vezes. Anotados os resultados de capacidade, calculou-se a média aritmética e o desvio padrão.
Experimento 4
Execução: numerou-se