Projeto de estágio
1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 1
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2
3 OBJETIVOS 3
4 METODOLOGIA 4
REFERÊNCIAS 5
1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Literatura Brasileira Manuel De Barros.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Ensinar não é simplesmente trocar informações ou saberes, mas sim conduzir o aluno a descoberta.
Dessa forma o ensino é transformado em busca, ou seja, investigação. Para ensinar, é necessária a existência de atividades direcionadas à auto-aprendizagem com base naquilo que o aluno já sabe, no que vai descobrir, criticar e aceitar.
O aluno precisa ser incentivado e ensinado quando vai fazer uma leitura, para que não se limite apenas em buscar um livro e sim entender e interpretá-lo melhor.
Dessa forma, o professor contribuirá para as funções críticas do aluno, familiarizando-o com nações elementares da metodologia na realização de tarefas investigativas orientadas, preparando-o assim para o futuro, o estudo e a aprendizagem.
Quem escreve a literatura tem a intenção de criar um universo de ficção, ou seja, um universo imaginário, que o leitor não conhece antes de lê-lo.
Ficção é o resultado da imaginação, da investigação e fantasias de alguém. Texto literário é o resultado da capacidade de invenção do escritor. Já no texto não-literário a linguagem refere-se ao mundo real, que existe independente do texto.
O estímulo à leitura deve ser introduzido desde a infância para que a interação da construção e atribuição de sentidos presentes no texto seja facilmente assimilada pelo aluno. A escola tem papel fundamental na tarefa de formar leitores, segundo os PCNs:
A escola deve organizar-se em torno de uma política de formação de leitores, envolvendo toda comunidade escolar. Mais do que a mobilização para aquisição e preservação do acervo, é fundamental um projeto coerente de todo o trabalho escolar em torno da leitura. Todo