Introdução e administração
Resposta: -O planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. O planejamento tem a dupla atribuição de definir o que deve ser feito- Objetivos - Como deve ser feito.
-Porque com o dinamismo ambiental que caracteriza as empresas contemporâneas, a importância do planejamento torna-se mais evidente. As organizações precisam planejar para enfrentar as mudanças que ocorrem na economia, na política, na cultua, nos estilos de vida, na tecnologia etc.
-As principais críticas são que o planejamento formal não responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico. Outro argumento utilizado é que o planejamento cria a rigidez e inibe a flexibilidade organizacional. Além disso, de acordo com os críticos, o planejamento formal inibe a criatividade, a inovação e a ousadia.
2)Qual a diferença entre planos e objetivos? Dê exemplos. Como podem ser classificados os diferentes tipos de planos?
Resposta: - Planos: São a tradução formal do planejamento em documentos que estimulam como os objetivos devem ser alcançados, descrevendo como os recursos devem ser alocados e quais as atividades devem ser realizadas. Exemplo: Planos estratégicos, táticos ou operacionais. É classificado de acordo com a sua abrangência, horizonte temporal, grau de especificidade e permanência. - Objetivos: São resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar, por meio da alocação de esforços e recursos em determinada direção. É classificado de acordo com sua natureza (rentabilidade, produtividade, participação no mercado, satisfação dos clientes, desempenho socioambiental etc), nível de formalização (explícitos ou implícitos) e processo de definição (tradicional topo-base