introdução a teologia
NÚCLEO DE GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA
Curso de Bacharelado em Teologia
INTRODUÇÃO À TEOLOGIA
MASSORETAS, MANUSCRISTOS DO MAR MORTO, DIÁSPORA E ARAMAICO
Maranguape – Ceará
2013
OS MASSORETAS
Os massoretas são grupos de rabinos eruditos que se especializaram na tarefa de registrar, por escrito, a tradição exegética dos textos Sagrados. Esse termo MASSORETA originou-se do hebraico, MASSORAH, que tem o significado: TRADIÇÃO; entre os mesmos. A sede principal da escola rabínica se encontra em Tiberíades.
Este trabalho teve seu início no fim do século V D.M. A tradição da pronúncia aprovada do texto da Antiga Aliança (Velho Testamento), escrito em consoantes, era ensinada oralmente pelos Rabis e assim ensinada nas Escrituras Benditas pela recitação, e coube a esses eruditos registrarem, por escrito essa tradição exegética com o esforço esmerado para que o texto fosse conservado na sua inteireza; para isso contavam o número de palavras e até o número de letras nos diversos livros, anotando sempre as expressões que aconteciam uma vez ou raramente, chamando atenção às peculiares da escrita.
O trabalho dos Massoretas teve seu maior valor após terem criado um sistema de pontos e sinais vocálicos que se colocavam em cima, em baixo e dentro das consoantes. Essas anotações indicam exatamente como os eruditos da época liam as palavras.
Essas anotações não fazem parte do texto Sagrado, e os Rolos do Pentateuco (A Torah) usada nas sinagogas, são escritos somente com consoantes, como originalmente recebidos. Os acentos estão relacionados de perto, com esse sistema indicando como as palavras e os elementos de uma frase estavam ligados ou separados.
Também constituem uma espécie de anotação musical, segundo quais as Escrituras são recitadas melodicamente.
O texto massorético com todo o seu argumento, não pode ter se dado muito antes do VII século da era Mashyahnista. No entanto alcança uma época muito remota, e é de gratidão,