Introdução a sociologia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE LINGUAGENS
DEPARTAMENTO DE LETRAS
CURSO DE LETRAS
KATRINE RIBEIRO GONZAGA
ATIVIDADE 01 (UM)
Cuiabá,MT
2014
KATRINE RIBEIRO GONZAGA
ATIVIDADE 01(UM)
A Atividade de Aprendizagem apresentada ao Curso de Letras e Espanhol, da Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, como requisito parcial para a avaliação na disciplina de Introdução á Sociologia.
Professores Especialistas: Drª. Silvana Maria Bitencourt e Msc. Sandro Aparecido Lima dos Santos.
Cuiabá,MT
2014
Atividade 2
“Questão sobre a Sociologia Positivista de Augusto Comte”. Responda as questões abaixo baseadas nas atividades propostas no final do capítulo II: Porque o método utilizado por Comte é chamado de positivista e como ele define a sociedade e sua evolução?
O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França durante o século XIX, seus principais idealizadores eram Augusto Comte e John Stuart Mill, esta escola filosófica ganhou força na Europa por volta na metade do século XIX e começo do XX, podemos obter distintos significados, englobando tanto perspectivas filosóficas e científicas do século XIX quanto outras do século XX. Comte é considerado o pai da sociologia e do positivismo, em oposição da filosofia negativa, que negava a importância das instituições sociais como reguladoras das inter-relações, queria liberdade e em nome dela assim surgiu o positivismo. O pressuposto básico era a positividade, a crença na importância das instituições sociais como reguladoras da ordem, à medida que criadoras de um conjunto de crenças comuns a todos os homens, sem instituições como a religião, a sociedade entraria em um estado em que haveria a ausência de normas, um estado de confusão em que as pessoas