Introdução a sociologia da violencia
DIRETORIA DE ENSINO À DISTÂNCIA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SEGURANÇA
Por
RADAMÉS CUNHA
MATRÍCULA 201304132439
OITO TEMAS PARA DEBATE
Violência e segurança pública Alba Zaluar
BRAÇO DO NORTE / SANTA CARATINA
DEZEMBRO 2014
RADAMÉS CUNHA
MATRÍCULA 201304132439
OITO TEMAS PARA DEBATE
Violência e segurança pública Alba Zaluar
Trabalho apresentado à Diretoria de Ensino à Distância para cumprimento de exigência da Disciplina Introdução a Sociologia da Violência do Curso de Especialização em Gestão e Políticas Públicas de Segurança.
PROFª.:
SANTA CATARINA / BRAÇO DO NORTE
DEZEMBRO 2014
OITO TEMAS PARA DEBATE
Violência e segurança pública
Alba Zaluar *
Resumo O texto aborda algumas das idéias mais disseminadas hoje nos meios de comunicação de massa, assim como no acadêmico, para entender a questão da violência e propor políticas públicas no Brasil. A redução da explicação à pobreza e à desigualdade impedem um entendimento mais complexo da questão. As proposições sobre a existência de uma cultura da violência e do monopólio legítimo da violência, ambas falsas, terminam por dificultar a compreensão dos diversos conflitos na arena social e política. As interconexões entre a economia legal e a ilegal nos tráficos são também pouco acionadas nas teorias necessárias para políticas públicas mais eficazes e democráticas.
Palavras chave Violências, pobreza, tráficos, políticas públicas.
O tema da violência no Brasil assumiu grande importância na discussão pública e tomou um rumo muito marcado pela recente história política do país e pelo papel que nela tiveram os intelectuais que trabalhavam nas universidades e organizações não governamentais. Os últimos 25 anos cobrem um período da história do país marcado por profundas mudanças políticas,