o apontador
Um apontador de lápis (português brasileiro) ou apara-lápis (português europeu), também conhecido no Brasil como apontadora, em Portugal também como afiadeira, afia-lápis ou apenas afia, ou lapiseira em algumas regiões do Brasil, é um objeto cuja função é criar ou manter uma ponta afiada e funcional para um lápis. São usados tanto para lápis preto comuns quanto para lápis de cor. Um percentual significativo é feito para lápis de maior espessura (tipicamente doze milímetros de diâmetro) como os lápis de carpinteiro. Também existem modelos de duas espessuras (por exemplo, oito e doze milímetros). Os modelos mais simples e mais comuns tem cerca de dois centímetros e meio de comprimento, lâminas retas fixas e corpo de plástico ou metal. Alguns incluem repositórios para aparas, muitas vezes transparentes. No Brasil, os objetos sem reservatório são conhecidos como apontadores, e os com reservatório como apontadoras.
Um apontador de lápis a pilha. Observe a presença de apara de lápis no reservatório transparente.
Há duas variedades básicas de apontadores. Os mais simples tem lâminas retas e são utilizados girando o lápis enquanto ele é mantido firme junto à lâmina, enquanto que muitos modelos acionados por manivela ou motor elétrico tem lâminas curvas e em espiral que giram em torno do lápis.
Um típico apontador de escritório, operado por manivela.
Os objectos metálicos deste tipo podem ter duplo orifício e lâmina para distintas espessuras de lápis. Os que são cobertos de plástico têm diversas formas: redonda, hexagonal, de coração, de animais, elípticos, etc.
Para o usar, insere-se a extremidade do lápis no orifício e gira-se o lápis com uma mão enquanto o afiador/apontador fica fixo com a outra: a lâmina dentro do afiador corta paulatinamente a madeira do lápis, afiando assim a ponta. As aparas sairão imediatamente para o exterior, pelo que convém realizar esta operação colocando um recipiente para o lixo a não ser que o próprio afiador tenha