Introdução a Psicologia
Aluno: Mateus Augusto de Oliveira Machado matrícula: 13.1.6187
1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um
Exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área). R: O ditado popular: “Tudo que sobe, desce.” Se refere a lei da gravidade apresentada por Isaac Newton.
2. Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento. R: O senso comum descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas como as científicas. Quando uma pessoa apresenta uma dor de cabeça e faz um chá com alguma erva sem saber os efeitos do ativo que possa melhorar o seu estado físico.
3. Explique o que você entendeu por visão-de-mundo.
R: Forma de se ver o mundo utilizando do conhecimento do senso comum, o que engloba que quanto maior o senso comum/conhecimento cotidiano, maior a visão-de-mundo.
4. Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum.
R: O ato de se vender alguma coisa, utilizada do conhecimento da Psicologia de convencer alguém a fazer algo.
5. Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange? R: Arte, Religião, Filosofia, Ciência e Senso Comum. Arte abrange as representações e expressões artísticas e culturais em todas as suas formas,
religião abrange as crenças de cada povo, ciência abrange toda e qualquer forma de descoberta e criação, senso comum abrange o conhecimento adquirido com o passar do tempo de geração a geração.
6. Quais as características atribuídas ao conhecimento científico?
R: Objetividade, positividade, racionalidade, a possibilidade de revisão, autonomia relativa à filosofia e à fé.
7. Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?
R: Senso comum, conhecimento adquirido de forma popular. O conhecimento científico e adquirido de forma empírica, ou seja, através de observações de fenômenos e estudo dos mesmos.
8. Quais