Introdução a psicolgia
Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.
É um conhecimento que podemos adquirir por experiências, vivências. Podem ser conhecimentos acumulados ao longo da vida, e assim passados de geração em geração. O senso comum também pode ser uma herança cultural com intuito, por exemplo, de passar para uma criança o que é certo ou errado, o que é perigoso, o que se pode ou não comer, o justo e injusto, etc. Podem ser coisas que a própria sociedade faz você acreditar, até mesmo mitos como “Deve-se cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido”.
Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?
O que as diferencia é o rigor. Enquanto o senso comum é algo fragmentado, baseado em crenças, preso a tradições conservadoras e a preconceitos, é subjetivo. O conhecimento científico baseia-se na investigação, em análises, experiências, observações. Ao contrário do senso comum é essencialmente objetivo.
O que é subjetividade?
Trata-se do “mundo interno” de uma pessoa, é tudo que está oculto, possui caráter pessoal e difere de uma pessoa pra outra, por isso é subjetivo dizer se uma pessoa é legal ou não, se é feia ou bonita, porque a análise é feita subjetivamente, ou seja, o que pode ser legal para mim, já não é para outra pessoa, e vice e versa. Resumindo subjetividade é a nossa individualidade.
Quais são as áreas de atuação da Psicologia?
Psicologia da Saúde e Hospitalar, psicologia Organizacional e RH, psicologia social, psicologia escolar, psicologia do esporte e psicologia clínica.
Qual a importância da conduta humana para a Psicologia e o