Introdução a psciologia
2) Baseando-se nos artigos 2º e 21°, explique porque o uso de práticas alternativas ou místicas pelo psicólogo é passível de punição, pelo Conselho de Classe dos Psicólogos (CFP, CRP) e quais são as penalidades previstas.
1) Artº 1 Letra d) Prestar serviços profissionais em situação de calamidade pública ou de emergência sem visar beneficio pessoal.
- Entendo que nós devemos investir em uma profissão, com intuito de nos beneficiar financeiramente, no entanto ser psicólogo não é apenas visar o beneficio pessoal, é louvável poder ajudar indivíduos que necessitam; Ser psicólogo é um oficio tremendamente sério. De fato, se cada um que é/será psicólogo, estiver pondo amor e respeito em primeiro lugar, será visado à ação de ajudar (sem se beneficiar), e que possamos ao final ser agradecido pelo privilégio de ter vivido para ajudar as pessoas a serem mais felizes.
2) Artº 2 Letra c) Utilizar ou fornecer o uso de conhecimento e utilização de práticas psicológicas como instrumento de castigo, tortura ou qualquer forma de violência.
- A psicologia tem dom de tirar lá de dentro o melhor que temos para cuidar, fortalecer, compreender, aliviar. Em hipótese alguma, devemos usar os nossos conhecimentos para esse tipo de pratica, seria incabível! Acredito que a maior parte desses profissionais procura fazer o bem, acredito também que por mais atos pavorosos que uma pessoa possa ter cometido, para ‘’nós’’ psicólogos ela ainda pode se tornar uma pessoa melhor. O psicólogo tem instrumentos capazes de produzir o bem ou o mal, ainda acredito em um mundo melhor.
3) Artº 6 Letra b) Compartilhará somente informações relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo.
- Ética profissional