Psicologia da Educação
Professora Valéria Luders
Caroline Ahrens
Planejamento, montagem e aplicação de modelos didáticos para abordagem de Biologia Celular e Molecular no Ensino Médio por graduandos de Ciências Biológicas.
Orlando et al, 2009. Revista Brasileira de ensino de Bioquímica e Biologia Molecular.
A Biologia Celular é uma área de estudo da Biologia que levanta muitas dúvidas por parte dos alunos de Ensino Médio, principalmente pelo fato de que seu objeto de estudo são partículas visíveis somente ao microscópio. Justamente por isso, os autores ressaltam a natureza abstrata deste assunto, que origina muitas dificuldades. Segundo eles, a maioria das escolas não apresenta estrutura de laboratório com microscópios, muito menos para utilização dos estudantes.
O estudo em questão teve como objetivo a construção e aplicação de modelos de baixo custo para o estudo de tópicos de Biologia Celular com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, de modo a tornar os conteúdos menos abstratos mesmo sem a presença de microscópios. Além disso, os modelos didáticos enriquecem as aulas de Biologia nos Ensinos Fundamental e Médio, pois, desta maneira, os próprios estudantes constroem e manipulam o material, visualizando-o de vários ângulos.
No estudo, estudantes de Ciências Biológicas da UNIFAL-MG atuaram como direcionadores na escola, monitorando e orientando a construção dos modelos. O artigo apresenta o material e metodologia utilizados para a montagem e utilização de cada um dos sete modelos: tabuleiro da célula, membrana plasmática, mitocôndria, núcleo interfásico, transcrição, tradução e célula de papel higiênico. Além dos encontros para a execução dos modelos, foram realizados 15 encontros de aulas teóricas.
Antes do início do estudo, os estudantes universitários perguntaram aos alunos o que estes entendiam pelo termo “célula”. A maioria das respostas foi errada ou confusa, o que mostrou que os alunos do Ensino Médio não estavam entendendo o conteúdo. Após os