Introdução a pesquisa operacional
INTRODUÇÃO
A Pesquisa Operacional é uma ciência aplicada
voltada para a resolução de problemas reais. Tendo como foco a tomada de decisões, aplica conceitos e métodos de várias áreas científicas na concepção, planejamento ou operação de sistemas.
A Pesquisa Operacional é usada para avaliar linhas de ação alternativas e encontrar as soluções que melhor servem aos objetivos dos indivíduos ou organizações. INTRODUÇÃO
Através de desenvolvimentos de base
quantitativa, a Pesquisa Operacional visa também introduzir elementos de objetividade e racionalidade nos processos de tomada de decisão, sem descuidar, no entanto, dos elementos subjetivos e de enquadramento organizacional que caracterizam os problemas.
HISTÓRIA
A Pesquisa Operacional surgiu durante a Segunda
Guerra Mundial, da necessidade de lidar com problemas de natureza logistica, tática e de estratégia militar de grande dimensão e complexidade.
O sucesso e credibilidade ganhos durante a guerra foram tão grandes que, terminado o conflito, esses grupos de cientistas e a sua nova metodologia de abordagem dos problemas se transferiram para as empresas que, com o "boom" econômico que se seguiu, se viram também confrontadas com problemas de decisão de grande complexidade.
O IMPACTO DA PESQUISA OPERACIONAL
A Pesquisa Operacional tem tido um grande
impacto crescente na administração de empresas nos anos recentes. Muitas indústrias, inclusive a de aviação e mísseis, automóveis, comunicações, computadores, energia elétrica, eletrônica, alimentos, metalúrgica, mineração, papel, petróleo e transporte, têm feito uso extensivo da pesquisa operacional. Alguns dos problemas que têm sido resolvidos por técnicas particulares de pesquisa operacional: O IMPACTO DA PESQUISA OPERACIONAL
PROGRAMAÇÃO LINEAR: tem sido
As 2 principai s técnicas de P.O.
usada com sucesso na solução de problemas relativos à alocação de