Introdução pesquisa operacional
Palavras-chave: Conceitos de decisão. Enfoque gerencial. Pesquisa operacional. Modelagem de problemas gerenciais.
Capítulo 1. Questão nº 02
Decisões de alto grau de estruturação dependem de critérios qualitativos e quantitativos. Estes critérios devem ser mensurados e analisados de forma a propiciar uma base sólida e segura na tomada de decisão. Por isso, as decisões de alto grau de estruturação são mais propícias às aplicações de pesquisa operacional, que são imprescindíveis.
Quanto mais complexa for a decisão, as ferramentas quantitativas e qualitativas deverão ser mais utilizadas, para que possam propiciar maior segurança ao findador da decisão. A informática e a abrangência dos softwares nas mais diversificadas áreas profissionais são indispensáveis para o uso de tais ferramentas, como CEP (Controle Estatístico do Processo), RR (Repetibilidade e Reprodutibilidade), Seis Sigma, programação lineares, teoria das filas, teoria dos estoques, programação dinâmica, hoshin karin (planejamento estratégico), entre outras.
Pode-se dizer que o Lean Thinking é o kaizem dos conceitos toyotistas de tomada de decisão. O pensamento Lean é utilizado, tipicamente, para implementar mudanças radicais nos processos de trabalho, não é um processo de solução de problemas individualizados e específicos, é um processo reengenharia, com o propósito de mudar completamente os processos de trabalho e, potencialmente, as pessoas; também pode ser utilizado para adquirir ou eliminar equipamentos dentro dos processos de reengenharia. Ou seja, não se trata de uma ferramenta para tomada de decisão específica, mas sim para solução de problemas com a mesma causa e efeito de maneira uniforme.
O conhecimento profundo do ser humano, que nada mais é do que a experiência profissional em diversas situações correlatas,