introdução a microbiologia
Os ureteres têm três camadas, conforme descrito abaixo:
1. Camada mucosa: É a camada mais interno do órgão, formada por quatro a cinco camadas de células epiteliais, sendo que as células mais superficiais possuem um espessamento em sua região apical, além de serem maiores e mais achatadas (células em guarda-chuva). Trata-se de um epitélio de transição, ou seja várias camadas de células com formatos diferentes. As células epiteliais apoiam-se sobre uma membrana basal, e logo abaixo desta, exite uma camada de tecido conjuntivo chamada lâmina própria ou córion.
2. Camada muscular: É a segunda camada do ureter, constituída por duas camadas de fibras musculares lisas: a camada interna, com fibras dispostas no sentido longitudinal, e a camada externa, com fibras dispostas em sentido circular.
3. Camada adventícia: É a camada mais externa, onde encontramos vasos sanguíneos, células adiposas e fibras nervosas.
Fisiologia
A função dos ureteres é a propulsão da urina. O método é a contracção por peristalse (em ondas) da sua camada de musculo liso. Esta contracção é completamente inconsciente.
Patologia
Alterações congénitas: ureter duplicado, por vezes com Pénis bífido;díverticulos; alterações na porção intra-vesicular (terminal) que são obstrutivas ou não impedem o refluxo da urina. A ureterite é a inflamação do ureter, frequentemente de causa infecciosa. Pode ser obstrutiva. Litíase uretérica com obstrução: é muito dolorosa, é causada por cálculo ("pedra") originária do Rim. A obstrução pode complicar em hidronefrose. Ureterocelo: expansão do ureter distal com conteúdo liquido, devido a estenose da comunicação com a bexiga. Pode complicar em hidronefrose. Cancro do Ureter: o carcinoma transicional epitelial, tumor maligno primário do ureter, é raro. São mais comuns tumores benignos do mesênquima (pólipos fibroepiteliais, leiomiomas, lipomas) que causam obstrução devido à compressão do lúmen. Outras causas de obstrução