introdução a leitura
1) Admitindo-se o pressuposto de que a linguagem, a língua e a fala devem ser compreendidas como constitutivas de nossa identidade, como seres humanos e como seres socioculturais, releia a Unidade I e escreva um parágrafo sobre os seguintes temas:
a. O lugar da linguagem, da língua e da fala na vida humana.
A linguagem é a faculdade mental que distingue os humanos de outras espécies animais e que possibilita os modos específicos de pensamentos, conhecimentos e interação com os semelhantes. E, portanto, uma capacidade especifica das espécies humana e que lhe faculta comunicar por meio de um sistema de signos.
Língua é um conjunto organizado de elementos (som e gestos).
Fala é a concretização da língua realizada por um individuo de cada comunicação, dessa forma, usufruímos de seu conhecimento cada pessoa expressa de forma particular seus pensamentos e suas emoções. b. A linguagem se inscreve como sistema mediador de todos os discursos.
Respostas: Em se tratando da linguagem, ela está diretamente ligada à capacidade humana formada por leis combinatórias e signos linguísticos materializados pela mensagem. A linguagem pode ser considerada como a capacidade estritamente humana capaz de manifestar algo, visando à expressão de sentimentos, à manifestação de desejos e opiniões, à troca de informações entre diferentes culturas, dentre outros procedimentos.
2) Ainda, com base nos conteúdos da Unidade I, demonstre sua compreensão sobre linguagem verbal, não verbal e mista, ilustrando esses tipos de linguagem com recortes de jornais e revistas (gravuras, charges, textos, propagandas...), descrevendo como cada uma delas é importante para a produção de sentido das ilustrações que você elegeu. Veja exemplo dessa atividade na figura 7de seu caderno.
Soneto de Fidelidade
"De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.