Introdução a informatica
1 Definição de “Informática”
Ao longo da história, o homem tem precisado constantemente tratar e transmitir informação, por isso nunca parou de criar máquinas e métodos para processá-la. Com esta finalidade, surge a Informática como uma ciência encarregada do estudo e desenvolvimento dessas máquinas e métodos. A Informática nasceu da idéia de auxiliar o homem nos trabalhos rotineiros e repetitivos, em geral de cálculo e gerenciamento. Uma das definições mais comum atualmente é: Informática é a ciência que estuda o tratamento automático e racional da informação.
2 Gerações de Computadores
Os saltos tecnológicos ocorridos implicaram numa classificação dos computadores em gerações:
[pic] 1ª Geração (1940 – 1952): É constituída por todos os computadores construídos à base de válvulas a vácuo e cuja aplicação fundamental se deu nos campos científico e militar. Utilizavam como linguagem de programação a linguagem de máquina e como única memória para armazenar informação os cartões perfurados e as linhas de retardo de mercúrio.
[pic] 2ª Geração (1952 – 1964): A substituição da válvula pelo transistor deu início à chamada segunda geração de computadores. As máquinas ganharam mais potência e confiabilidade, com redução de tamanho e consumo, o que as tornava muito mais práticas. As áreas de aplicação desta época foram, além da científica e militar, a administrativa e gerencial. Começaram a ser utilizadas linguagens de programação mais evoluídas, como as linguagens de montagem (Assembly) e algumas das chamadas de alto nível (COBOL, ALGOL e FORTRAN). Além disso, os núcleos de ferrite, a fita magnética e os tambores magnéticos começaram a ser utilizados como memória.
[pic] 3ª Geração (1964 – 1971): Nesta geração o elemento mais significativo é o circuito integrado surgido em 1964 e que consiste no encapsulamento de uma grande quantidade de componentes discretos (resistências, condensadores, diodos e transistores),