Introdução a filosofia
2 – Explique o que Edmund Husserl quis dizer com a ambigüidade segundo a qual ele “sabe” e , ao mesmo tempo, “não sabe” o que é filosofia.
Embora seja possível ter um conceito sobre o que é filosofia defini-la já seria ir contra seus atributos, pois ela, a filosofia, não constitui de pensamentos doutrinários e acabados e sim de uma continua indagação sobre tudo, inclusive sobre ela mesma.
3 – De acordo com o senso comum, radical significa brusco, violento ou inflexível, extremado. Explique o por que não é esse o sentido que se atribui a filosofia quando a consideramos uma reflexão radical.
Em primeiro lugar considerar a filosofia como inflexível seria um pensamento contrario a todo pensar filosófico, já que a filosofia não se caracteriza por um pensar acabado ou dogmático, pois a filosofia parte do principio de refletir racionalmente sobre tudo inclusive de “verdades” impostas. Em segundo lugar o termo radical, na filosofia, diz respeito a busca de tornar claro os conceitos fundamentais de todos os campos do pensar e agir.
4 – A partir do que você estudou sobre Sócrates, responda. a) O que significa a máxima socrática de que “só sei que nada sei”? Ela se refere a Sócrates ou à toda filosofia? Como?
A máxima socrática representa a característica essencial de um filosofo, ou seja, não se prender a pensamentos já construídos, inclusive os dele, e sempre está disposto surpreender-se com o obvio permitindo-o questionar o cotidiano. Esse