Introdução a Filosofia
I – A origem da palavra Filosofia é grega e é composta por:
Philo: amizade, amor fraterno
Sophia: sabedoria
Atribui-se a Pitágoras a invenção da palavra, no sec. V a. C.. Significa amor e respeito pela sabedoria, desejo pelo saber, vontade de saber.
Com o tempo esse filosofia passou a designar não apenas amor à sabedoria, mas um tipo especial de sabedoria: aquela que nasce do uso metódico da razão.
II – A origem da Filosofia
Alguns pensadores gregos, admirados com a realidade e insatisfeitos com as explicações dadas pela tradição e mitos, começaram a fazer perguntas e a buscar respostas. Esses pensadores perceberam que a verdade do mundo e do homem não era algo misterioso e secreto, que precisasse ser explicada apenas pelos deuses e mitos.
Os pensadores acreditaram que o mundo podia ser conhecido por meio do pensamento e da razão e que a verdade podia ser ensinada e aprendida.
A Filosofia é uma instituição cultural tipicamente grega, que surgiu em um dado momento histórico, a partir de determinadas condições históricas e tornou-se o modo de pensar do mundo ocidental, inicialmente na Europa e, com a colonização, expandiu-se para a América e o mundo.
III – Nascimento
A Filosofia nasce na Antiguidade, no final do sec. VII a.C, com Tales de Mileto, nas colônias gregas da Ásia menor, em uma cidade chamada Mileto.
Os pensadores perguntavam sobre o mundo questões como:
Por que tudo muda?
Por que se nasce e morre?
Por que tudo se multiplica?
Por que o dia vira noite?
O que é a água, o fogo? Como surgiu? De que é feito?
Por que semelhantes dão origem a semelhantes?
De onde vêm os seres? Para onde vão os seres?
Em um período anterior ao surgimento dos primeiros filósofos, todos esses temas eram explicados pela mitologia, lendas, tradições. Era um momento em que o homem estava fortemente ligado à terra, às arvores, aos rios, às montanhas, à natureza. Não se fazia distinção