INTRODUÇÃO A FILOSOFIA DA CIENCIA
NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância
FACETEG faculdade de ciência, educação e tecnologia de garanhuns
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE À DISTÂNCIA
TÍTULO DO TRABALHO OU ATIVIDADE
EDENICE DOS SANTOS SILVA
Garanhuns – PE
Outubro 2013 EDENICEDOS SANTOS SILVA
TÍTULO DO TRABALHO OU ATIVIDADE
Garanhuns-PE
2013
Com o passar dos anos a concepção de ciência tem evidenciado várias linhas de pensamentos que possibilita diferentes crenças sobre o que é ciência. Algumas áreas são tão importantes para os seres humanos, que teríamos grandes dificuldades de vive sem elas tais como: senso comum, conhecimento cientifico e conhecimento tecnológico.
O senso comum é visto como a compreensão de todas as coisas por meio do saber social, ou seja , é o saber que adquirimos através de experiências vividas ou ouvidas em nosso cotidiano .O senso comum engloba costumes , hábitos , tradições, normas, éticas, e tudo aquilo que se necessita para viver bem. O conhecimento cientifico, por sua vez é racional, sistemático, exato e verificável da realidade. O conhecimento tecnológico é uma geração de transferência absorção e utilização, é um dos fatores para desenvolvimento.
A concepção ingênua da ciência contempla a acepção minimalista da suposta objetividade representada pelo senso comum de que “O conhecimento científico é conhecimento provado”, o qual é, primordialmente obtido pela via da observação e experimentação.
Segundo David John Chalmers filósofo australiano, o raciocínio indutivo tende à objetividade e a evolução do conhecimento tende a ser cumulativo e continuado, proporcional à variedade e quantidade dos fenômenos observados.
De acordo com o indutivista ingênuo, a ciência começa com a observação. O observador científico deve ter órgãos