Introdução sobre Filosofia da ciência
A filosofia de ciência é o ramo da filosofia que questiona a ciência, por exemplo: qual o método utilizado, as ideias seguidas, o que foi descoberto e o porquê disso tudo. Este ramoo da filosofia é usado em diversas áreas, com física, matemática, etc.
A Ciência é estudada desde a Grécia Antiga, podemos citar como um exemplo o filosofo Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.), que já pensava sobre a origem da vida, ele pensava na possibilidade de criar vida a partir de um objeto inanimado. Ele também pensava em elaborar um meio que possibilitasse o estudo de outras espécies. Outro grande nome nesta área é Francis Bacon, já que deu o “pontapé inicial” para o método indutivo, que até hoje é estudado.
Karl Popper (1902 – 1994), filosofo austríaco, criticava método que Bacon defendia. Para Popper, o método indutivo não garantia a validade de suas conclusões. Ele chegou a essa conclusão porque como podemos observar neste exemplo: um cientista pode observar cisnes por anos e perceber que todos os cisnes observados são brancos, porém ele não poderá concluir que todos os cisnes são brancos, já que apenas a existência de um cisne negro poderá mostrar que sua teoria é falha. Popper afirma que o papel da ciência é verificar que suas conclusões são realmente verdadeiras, tentando falseá-las por meio da realização de experimentos.
Nesse ramo da filosofia nós temos alguns nomes em destaque, como, Thomas Kuhn, Imre Lakatos, Paul Feyerabend e o já citado Karl Popper, cada um desses deu sua contribuição para o que sabemos hoje sobre a filosofia da ciência e será falado sobre cada contribuição em suas