trabalo sobre aranhas
Aranha Phoneutria “Armadeira”
Armadeira: Também conhecida como aranha-macaco originárias da região sul-americana, com um corpo de 3,5 cm a 5 cm e pernas de até 17 cm quando estendidas, são altamente agressivas e peçonhentas, pois produzem um veneno cujo componente neurotóxico é tão potente que apenas 0,006 mg é suficiente para matar um rato. Seu nome é uma referência a uma ação desta aranha quando está em situação de ataque: ela ergue as pernas dianteiras. A maioria dos acidentes é registrada na região Sudeste, principalmente nos meses de abril e maio.
É bastante comum o acidente ocorrer no momento em que o indivíduo vai calçar o sapato ou a bota mas também podem ser encontradas em lugares escuros, terrenos baldios, zonas rurais, buracos na terra, entre folhagens, pilhas de lenha, telhas e tijolos.
São responsáveis por aproximadamente 42% dos casos de picadas por aracnídeos notificados no Brasil
Sintomas:
Dor intensa no local da picada, salivação, náuseas, sudorese, vômitos, hipertensão, taquicardia e tremores
Tratamento:
Apesar da alta toxicidade da peçonha da armadeira, a absoluta maioria dos casos registrados são considerados leves e de prognóstico benéfico. Nestes casos o tratamento é sintomático resumindo-se a analgésicos como a picasulina e anestésico local xilocaína e, em caso de ânsia de vômito, um antiemético como Plasil (Metoclopramida. Nos moderados que apresentam sudorese acompanhada de leve taquicardia e hipertensão, o tratamento sintomático é acompanhado do específico com soro antiaracnídeo. Nos casos graves que apresentam grandes alterações na pressão arterial com taquicardia/bradicardia e sudorese profusa, uma dose maciça de soro antiaracnídeo juntamente com cuidados médicos intensivos tornam-se necessários.
Aranha Loxosceles ("aranha-marrom")
É uma das menores aranhas do mundo, e também uma das mais perigosas. Ela tem de 12 mm a 3