Introdução a Fau
Para determinar a posição de um astro no céu, precisamos definir um sistema de coordenadas.
Nesse sistema, vamos utilizar apenas coordenadas angulares, sem nos preocuparmos com as distâncias dos astros. A posição do astro será determinada através de dois ângulos de posição, um medido sobre um plano fundamental, e o outro medido perpendicularmente a ele.
Antes de entrarmos nos sistemas de coordenadas astronómicas, convém recordarmos o sistema de coordenadas geográficas, usadas para medir posição sobre a superfície da Terra. Nesse sistema as coordenadas são latitude e a longitude.
Sistema de coordenadas: é um sistema para se especificar uma ênupla de escalares a cada ponto num espaço n-dimensional. O espaço no qual é sobreposto o sistema de coordenadas não necessariamente precisa ter definida uma métrica, tal como no caso do espaço riemmaniano no contexto da relatividade.
SISTEMAS DE COORDENADAS
(Longitude e Latitude)
Longitude geográfica (): é o ângulo medido ao longo do equador da Terra, tendo origem em um meridiano de referência (o meridiano de Greenwich), e extremidade no meridiano do lugar. Na Conferência Internacional Meridiana, realizada em Washington em Outubro de 1884, foi definida como variando de 0 a +180° (Leste de Greenwich) e de 0 a -180° (Oeste). Na convenção usada em astronomia, varia entre -12h (Oeste) e +12h (Leste).
Latitude geográfica (): ângulo medido ao longo do meridiano do lugar, com origem no equador e extremidade no zénite do lugar. Varia entre -90° e +90°. O sinal negativo indica latitudes do hemisfério sul e o sinal positivo hemisfério norte Definição astronómica de latitude: A latitude de um lugar é igual à altura do pólo elevado (hP).
As coordenadas geográficas não são iguais às magnéticas.
O SISTEMA HORIZONTAL
Utiliza como plano fundamental o Horizonte celeste. As coordenadas horizontais são azimute e altura.
Azimute (A): é o ângulo