Relatorio Comparativo
INTRODUÇÃO:
HOTEL UNIQUE: Em muito a estrutura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – projetada por Vilanova Artigas, pode ser comparada com a Hotel Unique, projetado por Ruy Ohtake. Ambos foram construídos utilizando os mesmos materiais: concreto armado e vidro. O concreto armado é encontrado em toda a estrutura, por proporcionar resistência, durabilidade e por assumir diversas formas. Já o vidro propicia a iluminação; na Fau-USP, ele é encontrado na cobertura em grelha enquanto que no hotel ele é encontrado nas treliças das janelas e no lobby. Para sustentação dos pavimentos ambos utilizam pilares, sendo os pilares internos os que mais recebem as cargas de forças atuantes na estrutura. O hotel contem 8 pilares que unicamente sustentam 6 pavimentos alinhados. Já a FAU contem 32 pilares que sustentam também 6 pavimentos, porém não alinhados.
Além dos pilares internos o prédio da Fau contém 10 pilares externos que sustentam as vigas da fachada com a função de proteger a edificação contra a ação do vento (contraventamento), no hotel são as empenas que assumem essa função, sendo localizadas uma em cada de suas extremidades.
Por conta do número de pilares do hotel ser pequeno, foi necessário usar a técnica de piso propenso, que faz uso de aço protendido para reduzir as cargas acidentais recebidas. Já no prédio da FAU, como os pilares são próximos uns aos outros, isto é, possuem uma distância de 10 metros entre si, não foi necessário o uso da mesma técnica, pois os próprios pilares são capazes de sustentar as lajes e de receber as cargas tanto permanentes quanto acidentais.
MAC DE NITERÓI: