danib
885 palavras
4 páginas
Unidades de Negocio A maioria das empresas atuam em negócios que podem envolver variados segmentos. Por vezes alguns segmentos são altamente lucrativos e outras vezes não. A administração da empresa como um todo, sem levar em conta os desempenhos individuais das Unidades, não possibilita a avaliação do negócio em cada segmento daí a necessidade das empresas adotarem o gerenciamento por unidade de negocio.
A segmentação visa o melhor gerenciamento dos negócios e pode se dar de várias formas. Cada empresa deve, levando em conta suas características próprias, buscar o melhor modelo divisional de gerenciamento.
Por vezes a segmentação é mais ou menos clara visto que os negócios são específicos. É o caso do setor bancário que possui ramos bem distintos cada um com seus indicadores de desempenho específicos. Nos bancos podemos destacar algumas possibilidades de unidades de negócio tais como:
· Cobrança;
· Serviços à pessoa jurídica;
· Serviços à pessoa física;
· Avaliação de agência;
· Seguros;
· Administração de fundos de pensão;
· Intermediação de negócios entre empresas, fusões e aquisições.
· etc...).
A avaliação divisional pode ocorrer por unidade geográfica, como em alguns hipermercados que por vezes consideram cada filial como uma unidade de negocio específica.
Mesmo uma empresa tendo optado pela avaliação de negócios por tipo de produto ou de serviço, a avaliação de negócios por localização pode ser utilizada em paralelo.
Exemplo:
- Segmentação de empresa industrial em 3 unidades distintas:
1. A primeira dirigida ao mercado de consumo;
2. A segunda dirigida ao setor industrial;
3. A terceira especificamente para o setor de franquias.
Cada uma das três unidades de negócio passa a ter uma avaliação específica, com apuração de resultados, investimentos, capital de giro, retorno sobre capital, EVA, e outros indicadores relevantes.
Algumas empresas