RESENHA SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
PEDAGOGIA
TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO
Resenha do filme “SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS”
O filme se passa na Academia Welton nos Estados Unidos. É uma escola baseada em princípios tradicionais e rígidos sustentada por quatro pilares: Tradição, Honra, Disciplina, Excelência e usa a forma de internato para alunos do sexo masculino e serve de referência para os pais que desejam ver seus filhos ingressarem nas melhores Universidades. O inicio do filme mostra uma solenidade de abertura do ano letivo onde os alunos entram no auditório vestidos com as fardas e o comportamento exigido pela escola, enquanto isso são observados pelos pais e pelos funcionários na platéia. Logo em seguida o diretor dá seu discurso enfatizando o orgulho pelos cem anos da escola e apresenta o novo professor que também já foi aluno da mesma.
O novo professor é do tipo que entra na sala assoviando, descontrai os alunos, leva-os para aulas ao ar livre, pede que façam poesias espontâneas e desperta neles o desejo de viver cada momento intensamente. O estilo adotado é diferente da escola tradicional. Aos poucos os alunos vão sendo convencidos a verem o mundo de uma forma diferente. Logo os alunos descobrem sobre a participação do professor na sociedade dos poetas mortos e também se interessam em participar e assim tomam gosto pela literatura. É aí que um dos alunos com o nome de Neil descobre o gosto pela dramatização e resolve se inscrever para uma peça de teatro, onde concorreu e conseguiu o papel principal. Empolgado contou aos colegas, mas não conseguiu o apoio do pai.
Decepcionado com a dificuldade em se expressar com seu pai, um homem linha dura que não abre mão de seus princípios e lhe nega apoio, Neil forja uma autorização e consegue participar da peça onde se saiu muito bem. No final é aplaudido e comemora com seus colegas, porém seu pai descobre e o humilha ao ponto de faze-lo desanimar de tudo e tirar a própria vida. O assunto invade os corredores da