Introdução a Engenharia
1. Defina o que é engenharia
A engenharia é a ciência, a arte e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiais, estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objetivo.
Nos processos de criação, aperfeiçoamento e implementação, a engenharia conjuga os vários conhecimentos especializados no sentido de viabilizar as utilidades, tendo em conta a sociedade, a técnica, a economia e o meio ambiente.
A engenharia é uma ciência bastante abrangente que engloba uma série de ramos mais especializados, cada qual com uma ênfase mais específica em determinados campos de aplicação e em determinados tipos de tecnologia.
2. Qual a origem da palavra engenheiro
A palavra "engenheiro", apareceu na língua portuguesa no início do século XVI e se referia a alguém que construía ou operava um engenho. Naquela época, o termo "engenho" referia-se apenas a uma máquina de guerra como uma catapulta ou uma torre de assalto. A palavra "engenho", em si, tem uma origem ainda mais antiga, vindo do latim "ingenium" que significa "gênio", ou seja, uma qualidade natural, especialmente mental, portanto uma invenção inteligente.
3. O que é A.R.T. Qual a sua importância. Em quais situações são necessárias sua emissão.
A.R.T que significa Anotação de Responsabilidade Técnica, é o instrumento que define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pela execução de obras ou prestação de serviços relativos às profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. A A.R.T é importante pois obriga o profissional a melhorar a presta qualidade dos serviços que à sociedade, pois permite identificar os responsáveis pelos serviços ou obras, imputando responsabilidade, inclusive junto à justiça. Devem registrar a ART todos os profissionais legalmente habilitados que exercem suas profissões