Introdução a engenharia
A fábrica do futuro está relacionada ao grande desenvolvimento extremamente tecnológico, desde elevados grau de automação, e estão devidamente organizadas através de computadores, que integra, por softwares especialmente desenvolvidos, praticamente todas as atividades.
Organização da produção
As atividades que não abrangem valores são excluídas. Fazer as atividades corretamente é elevado a sério e alto nível. Os refugos e retrabalhos não são permitidos. Os métodos de trabalho têm mecanismos para a prevenção de problemas. Os níveis de estoques são baixíssimos, e os componentes são entregues diretamente nas linhas de fabricação e/ou montagem. As fabricas são extremamente limpas e organizadas, devido à aplicação de sistemas.
Projeto dos produtos e dos processos
Os projetos dos produtos são desenvolvidos ligados com os processos onde serão fabricados. A engenharia é aplicada em larga escala frequentemente, passando a ser lugar-comum em todas as empresas. A atenção aos objetivos dos clientes guia o projeto, e a utilização de técnicas como o desdobramento da função qualidade (QFD) e a análise de falhas (FMEA) assegura maior qualidade e confiabilidade aos produtos. Os produtos têm um menor número de componentes, o que diminui os riscos de falhas e os custos, sem que se perca a flexibilidade, pois os produtos são modulados.
Layout
É o elemento determinante da fábrica do futuro. As fábricas grandes até então tidas como padrão são divididas em várias pequenas unidades dentro da fábrica original, devidamente focalizada, organizada em células de produção, com elevado grau de automação. Os novos projetos contemplam áreas reduzidas para estoques de matérias-primas e produtos acabados, e não há previsão de áreas para retrabalho. Até mesmo as áreas reservadas para os produtos em processos são reduzidas, pois as linhas são balanceadas de forma a permitir um fluxo contínuo e sem acúmulo em determinados pontos de processo. Esse processo de mudança