Ativos intangíveis
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/ativo-intangivel/10289/#ixzz2CK14lTXw
Resumo - Os ativos intangíveis são importantes fontes de valorização das empresas, sendo assim, fatores como marcas, patentes, tecnologia, pesquisas, desenvolvimento e domínio do conhecimento humano tornam essenciais para a sua valorização. O problema a ser analisado pode ser resumido na seguinte questão: Os profissionais de contabilidade conhecem e/ou dominam as informações sobre o grupo de ativos intangíveis? Diante desta problemática o objetivo deste artigo é apresentar os conceitos sobre ativo intangível, para que os profissionais de contabilidade possam conhecer com mais profundidade este novo grupo, que de acordo com a Lei n° 11.638, de 28 de dezembro de 2007, será parte integrante das Demonstrações Contábeis. O artigo traz como resultado que os profissionais do setor contábil devem sempre se preparar para as grandes mudanças. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica em Legislação, livros e artigos que fornece subsídios para esclarecer, conceituar, identificar e expressar inovações inerentes ao ativo intangível. Conclui-se com este artigo que o grupo de ativo intangível contribui à para a valorização das empresas.
Palavras-chave: Ativo Intangível.
Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Introdução
O ativo intangível é um grupo do Balanço Patrimonial, que tem como principal característica a potencialidade de gerar benefícios futuros para as empresas. De acordo com Hendriksen e Breda (1999), ativos devem ser definidos como potenciais fluxos de serviço ou como direitos a benefícios futuros que estão no controle da organização.
Os ativos intangíveis ganharam reconhecimento com as grandes mudanças na elaboração e divulgação das demonstrações contábeis, de acordo com a Lei 11.638, de 28 de dezembro de 2007.