introdução a engenharia
2- Cada uma das disciplinas dos cursos de engenharia destina-se a contribuir para desenvolver as qualidades do engenheiro. Analisar essas disciplinas e identificar os tipos de conhecimentos, habilitações e atitudes que casa uma delas pareça procurar desenvolver nos estudantes.
Conhecimentos – Ciências físicas- Para criar complexos dispositivos, estruturas e processos da engenharia, o profissional devera conhecer os fundamentos das leis mecânicas, da estrutura da matéria, do comportamento dos fluidos, da convenção da energia e de muitos outros aspectos do mundo físico.
Tecnologia- Não são suficientes os conhecimentos básicos das ciências físicas. De fato, para resolver os problemas difíceis é preciso que um engenheiro esteja perfeitamente familiarizado com o que se chama tecnologia, da qual dois destacados aspectos ciências físicas aplicadas e conhecimentos empíricos sistematizados.
O engenheiro deverá ter plena consciência dos fatos da vida econômica, pois para ser útil ao seu empregador e a sociedade em geral, tem de saber da importância e das complexidades de lucros, custos e outras realidades econômicas.
A tecnologia exerce poderosa influencia sobre os destinos da humanidade; o seu significado e a complexidade que ela assume na nossa civilização tornam cada vez mais necessárias e orientação e a participação do engenheiro na vida publica.
Habilitação do engenheiro – O engenheiro, na solução de problemas, aplica os conhecimentos acima descritos mediante uma metodologia que compreende a matemática, computação eletrônica, processos gráficos e outros.
Atitude profissional – Além dos conhecimentos e das habilitações que acabam de ser examinados, o engenheiro assume no seu trabalho uma atitude profissional., cujos aspectos mais destacados encontram- se resumidos e serão a seguir descritos .
O